quarta-feira, outubro 05, 2005

Voto SIM. Não atire em mim por isso...

Eu que não sou uma metemorfose ambulante e prefiro ter sim aquela velha opinião formada sobre tudo, não poderia ficar em cima do muro quanto ao referendo.
Mesmo com meus pais, meus parentes e praticamente todos os meus amigos defendendo o NÃO, com argumentos que vão desde o amedrontamento, passando por teorias conspiratórias e chegando quase a ameaças, eu tenho meus motivos e argumentos para apoiar a não comercialização de armas de fogo. Vamos a eles:

• A moça da propaganda do "NÃO" (que já entra no programa com uma cara ameaçadora) disse que "ela mesma não tem a intenção de comprar uma arma, mas defende o direito das outras pessoas comprarem uma". Credo isso é praticamente passar um cheque em branco, ela deveria falar de uma vez "Eu não tenho a intenção de matar ninguém, mas defendo o direito de outras pessoas matarem. Mesmo sendo grotesco eu refleti sobre esse argumento. Porém cheguei a uma conclusão diferente e mais coerente: "Não pretendo comprar uma arma e portanto, quanto menos pessoas tiverem uma, melhor para mim".

• O pessoal mais alarmista vem com essa de que "se entrarem na tua casa para estuprar tua mãe, esposa, filha, tias e avó, roubarem tudo e matarem todos depois. Como tui vai te defender?", como se isso com certeza, segundo a lei de Murphy, VAI acontecer. Mas se eu tiver uma arma, estarei livre desta possibilidade, pois incorporarei John Wayne e matarei todos os bandidos (com direito a uma assopradinha no cano depois). Não é bem assim, só 1 em cada 200 dos mortos em assalto é o mocinho que reagiu.

• Segundo dados da Polícia Civil (ou Federal, não lembro), apenas 5% dos assassinatos ocorrem em assaltos a residências. O que são os outros assassinatos? Richas, vingança, guerra entre traficantes, gangues e marginais. E também os "Cidadãos de Bem" aumentam esse número, com as brigas de família, bebedeira, discussões de trânsito, deixando a arma ao alcance de uma cadeira + criança em cima, chegando mais cedo do trabalho...)

• Vai aumentar o comércio ilegal de armas. Sim, mais o preço vai ser bem mais caro. Hoje, em dia qualquer um compra uma garruncha por uns 50 pila numa bocada qualquer. Com o fim do comércio, a principal fonte dos traficantes de arma (roubo de cidadãos de bem), seca e inflaciona a mercadoria.

• Recebi um email, aliás vários, me desafiando e sujerindo que eu coloque uma placa em frente a minha casa avisando que eu não tenho armas prá mim ver o q acontece. Tudo bem, eu coloco, mas só se alguém colocar também na sua casa a placa que eu sugiro "NESTA CASA HÁ 1 MILHÃO DE REAIS, JÓIAS E DIAMANTES. MAS AVISO QUE ESTOU ARMADO". Aí vamos brincar de ver quem é assaltado primeiro.

• Há, e ainda tem a Teoria da Conspiração, de que o governo está tentando desarmar a população seguindo o exemplo de Hitler. Fui atrás dessa informação, já que sou um aficcionado por teorias conspiratórias, mas me frustrei. Só achei isso: "o controle de armas é muito anterior ao Terceiro Reich. Em 1928, a República de Weimar aprovou leis de controle de armas exatamente para reprimir as milícias armadas do partido nazista. Hitler não chegou ao poder pelas armas, mas pelas urnas."

Falando nisso, uma boa dica para o fim de semana para o pessoal do NÃO: Tiros em Columbine do Michael Moore.
Enfim, essa é a minha opinião, baseada não no que eu quero agora. O resultado desse referendo não vai mudar em nada a minha vida, mas mudará sim a vida da Agatha e outros possíveis e futuros Bonattos por aí.

Há... pelo que aconteceu, esse cara (clique aqui) não deveria estar defendendo o NÃO?

Sem comentários: