quarta-feira, maio 24, 2006

Psicologia de Fanático

Tá aí uma pesquisa (psicológica? filosófica? antropológica?) em que me enquadrei perfeitamente nos resultados. Tenho certeza que não sou um cara comum numa pá de coisas, mas sou muito normal quando se trata de futebol. O lugar fora do meu quarto que eu me sinto mais em casa é o Olímpico sem dúvida nenhuma.
Mas a pesquisa me fez pensar na transformação que ocorre em mim e em qualquer torcedor fanático como eu em um dia de jogo, semelhante a metamorfose que ocorre no Pateta naquele episódio em que, ao entrar no seu carro, ele se transfigura num maníaco (em cartaz nas aulas teóricas dos melhores CFC's).
Dia de jogo no Olímpico é dia de ser folk, nada do Cristian que tem um blog, lê um livro por mês, estuda publicidade e trabalha numa agência, sair de casa. Não mesmo! Dia de jogo quem sai de casa é o Cristian que ouve Luis Marenco, se lambuza de mocotó, é grosso, desbocado e chama os donos de buteco de "chefe".
Diz a pesquisa que 75% dos torcedores ingleses acham normal homens se abraçarem durante uma partida. Bom, se esse "durante" na verdade quizer dizer "no momento de um gol importante", tudo bem. Não é meu comportamento habitual no momento de um gol, mas claro que já ocorreu, isso ou se ajoelhar, rolar no chão. Como não abraçar alguém ou se ajoelhar e rolar no chão naquele gol do Ailton na final do Brasileiro aos 40 do segundo tempo ou no pênalti defendido pelo Galatto no histórico 11/12/2006 onde o Grêmio voltou a elite jogando ele e mais com seis em campo? Como não abraçar alguém ou se ajoelhar e rolar no chão quando se é torcedor fanático de um time capaz de cair para a segunda divisão, voltar e no ano seguinte ser bi-campeão da libertadores?
Diz também que 25% já choraram por causa do futebol. Isso porquê europeu é frio. Claro que já chorei, ou tu acha que é fácil perder um mundial interclubes nos pênaltis?
Concluíndo e resumindo a pesquisa:
1 - Se tu é homem e não gosta de futebol, nem em copa do mundo, tu é freco, emo, indi, moderninho ou tudo isso junto. Arrisco que também não gosta de outras coisas que homem costuma gostar.
2 - Mas se tu gosta de futebol, porém nunca teve vontade de abraçar até mesmo um desconhecido ou se ajoelhar ou rolar no chão, é porque teu time nunca te deu motivos para isso. Nesse caso, vire gremista ou continue sendo esse torcedor bem mais ou menos de um time bem mais ou menos nessa tua vidinha bem mais ou menos.

5 comentários:

K. disse...

hahahaha é verdade ;P só assim mesmo pra vocês parecerem humanos (opa!) inclusive, são coisas como o futebol que fazem nós, mulheres, acreditarmos ser vocês, homens, pertencentes a alguma sociedade secreta. então eu digo, o que o futebol uniu, mulher nenhuma separa. ;P

Cristian disse...

Nem tanto. Bem que eu queria uma namorada que fosse comigo no jogo, gremista, claro, prá não vir com aquela chantagem rasteira e irritavelmente irrefutável de "então tu vai comigo no jogo do inter também". ¬¬

Anónimo disse...

Sou o estilo moderninho

Foda-se mas naum sou Fresco...

Já basta meu Sogro que um dia chama o gallato de Herói e no outro de aranha...

Falow Cristian...Até a próxima noite de lua cheia, oops. quer dizer...Jogo do Grêmio!!!

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»